Saiba como ser Técnico Auxiliar de Farmácia e Parafarmácia

Curso de Técnico Auxiliar de Farmácia

Saiba como ser Técnico Auxiliar de Farmácia e Parafarmácia

O Técnico Auxiliar de Farmácia e Parafarmácia desempenha várias tarefas que facilitam o bom funcionamento da farmácia. Este profissional é essencial para a coesão da equipa de trabalho.

As principais funções são relacionadas com as várias áreas da farmácia, como, gestão de stocks, armazenamento e manutenção de medicamentos. O Técnico Auxiliar de Farmácia pode dispensar e aconselhar medicamentos não sujeitos a receita médica aos utentes, sempre sobre a supervisão do técnico licenciado responsável pelo espaço.

Conhecimentos necessários para exercer a profissão

Para estar apto a executar todas estas funções é necessário que o Técnico Auxiliar de Farmácia tenha alguns conhecimentos. Os principais são em termos de Anatomia, Farmacologia, Regulamentação, Atendimento e Gestão. Estes são os pilares fundamentais para que o profissional possa garantir um bom desempenho no seu dia-a-dia.

Dentro da anatomia é essencial que saiba como funcionam os vários sistemas do corpo humano, nomeadamente:

  • O sistema digestivo;
  • O sistema respiratório;
  • O sistema cardiovascular;
  • O sistema urinário;
  • O sistema reprodutor;
  • O sistema articular e muscular;
  • O sistema nervoso.

Os conhecimentos de anatomia são importantes para saber aplicar os conhecimentos de farmacologia em cada um dos sistemas do corpo humano. Deve saber quais os fármacos utilizados para o aparelho digestivo, o aparelho respiratório, o aparelho cardiovascular, para o sangue, o aparelho geniturinário, o aparelho articular e muscular e o sistema nervoso.

Só tendo este tipo de conhecimentos um Técnico Auxiliar de Farmácia pode aconselhar da melhor forma os utentes da farmácia. Para além dos conhecimentos anatómicos e farmacológicos é necessário saber acerca da:

  • Regulamentação sobre o medicamento;
  • Boas práticas de Farmácia;
  • Deontologia e ética profissional.

Para desempenhar as funções do dia-a-dia da farmácia é necessário que o Técnico Auxiliar de Farmácia tenha a formação básica para o atendimento, sabendo as várias fases do atendimento e o cross-selling. A formação básica em gestão, é tambem, essencial para o desempenho das suas funções, como a gestão de stocks, gestão de inventário, gestão de validades e de sistemas informáticos.

Para ser um profissional qualificado é essencial ter formação, o Curso de Técnico Auxiliar de Farmácia e Parafarmácia permite desempenhar funções em Farmácias e Parafarmácias, Centros de Dietética, Ervanárias e espaços autorizados a comercializar medicamentos não sujeitos a receita médica.

Técnico Auxiliar de Farmácia e Parafarmácia

Sem comentários de momento

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.