Auxiliar de Clínica Veterinária – A sua Profissão

Curso de Técnico Auxiliar de Clínica Veterinária

Auxiliar de Clínica Veterinária – A sua Profissão

Ser Auxiliar de Clínica Veterinária tem uma grande importância dentro do funcionamento da clínica. Da gestão de stocks à triagem dos pacientes, o Auxiliar Veterinário desempenha um grande número de funções que tornam esta profissão nada monótona e muito desafiante.

O conhecimento de anatomia, fisiologia animal e patologias mais comuns é essencial para o sucesso nesta profissão. Para adquirir estes conhecimentos é necessária uma formação adequada e certificada.

As funções do Auxiliar de Clínica Veterinária

As funções do Auxiliar de Clínica Veterinária passam por receber os animais na clínica e encaminha-los à consulta. Aqui é importante realizar o apoio logístico e administrativo de todo o processo do paciente. Pode também auxiliar o médico veterinário, nomeadamente na contenção dos animais para exames físicos ou complementares durante a consulta, tratar e vigiar os animais internados executando os tratamentos complementares necessários, como pensos e administração de medicação.

Outra vertente importante na profissão de auxiliar veterinário é o apoio na realização de cirurgias e limpeza/ desinfecção das instalações. O que garante um ambiente seguro para o tratamento e recuperação dos animais.

O auxiliar de clínica veterinária deve reconhecer as principais raças de cães e gatos, para antecipar alguns comportamentos e saber como proceder corretamente à higienização de cada tipo de pelo. Reconhecer animais exóticos, também será muito importante, para manusea-los corretamente e garantir a segurança do animal.

Os conhecimentos de primeiros socorros para animais, é essencial, para numa situação de emergência e ausência de um médico veterinário, assim poder estabilizar o paciente.

Compreender as necessidades nutricionais de cada raça ou tipo de animal é outra vertente importante para esta profissão. Porque os donos dos animais recorrem às clínicas para saber qual a alimentação mais adequado para o seu animal.

Assim sendo, este aconselhamento pode ser feito pelo auxiliar veterinário, ajudando assim ao bom funcionamento da clínica.

Como podemos verificar o Auxiliar de Clínica Veterinária é um elemento chave em qualquer clínica veterinária e uma profissão com futuro e muito gratificante. Em conclusão o Auxiliar de Clínica Veterinária está presente em todas as fases de atendimento do animal. Nomeadamente, a recepção o tratamento e a vigilância do paciente.  Se gosta de animais e procura uma carreira gratificante, esta é uma opção que deve ponderar.

 

Sem comentários de momento

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.