Técnico Auxiliar de Ação Médica – O que faz?

Técnico auxiliar de ação médica

Técnico Auxiliar de Ação Médica – O que faz?

O Técnico Auxiliar de Ação Médica pode desempenhar várias funções em locais variados o que torna esta profissão versátil. Mais concretamente, as funções desempenhadas pelo auxiliar de ação médica passa por auxiliar na prestação de cuidados de saúde, recolher e transportar amostras biológicas, limpeza, higienização e transporte de roupa, entre outras.Os locais onde pode desempenhar estas funções são clínicas médicas, unidades de cuidados continuados e peliativos, centros de dia, lares, apoio domiciliário, entre outros.

Para desempenhar estas funções e ser considerado para a contratação o Auxiliar de Ação Médica deve ter a formação adequada. Os conhecimentos técnicos essenciais para o profissional são os seguintes:

  • Noções Gerais de Anatomia e Fisiologia;
  • Saúde, Higiene e Segurança;
  • Prevenção e Controlo de Infeção;
  • Técnicas de Posicionamento e Mobilização;
  • Dietética e Nutrição;
  • Relações Interpessoais;
  • Primeiros Socorros.

Estes conhecimentos vão permitir ao profissional auxiliar na higiene e alimentação de acordo com as necessidades de apoio dos pacientes/utentes. Assim como proceder à higienização da roupa, espaços e equipamentos, estando ciente das normas de prevenção e controlo de infeção. Executar tarefas de mobilização, posicionamento e transferência de acordo com o grau de mobilidade dos pacientes/utentes.
Finalmente, e muito importante, respeitar os deveres e responsabilidades da profissão, promovendo a humanização dos serviços, tendo em conta as características individuais de cada paciente/utente.

Para ser Técnico Auxiliar de Ação Médica tem de ter os conhecimentos técnicos necessários, mas acima de tudo deve ter vocação para lidar com pessoas frágeis a nível físico e mental e pessoas com grande necessidade de atenção e apoio.

A nível profissional o valor da formação na contratação por parte de uma entidade interessada tem um grande peso na decisão. A procura e exigência de profissionais qualificados tem aumentado exponencialmente. Se está interessado/a em seguir este caminho a sua formação é uma peça essencial para o sucesso.

Sem comentários de momento

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.