Assistente Dentário – Funções e importância

Curso assistente dentário

Assistente Dentário – Funções e importância

A saúde oral tem evoluído ao longo dos tempos e hoje em dia, existem dois intervenientes chave, o médico dentista e o assistente dentário. Ao contrário do senso comum, os tratamentos são praticamente indolores e muito eficazes no melhoramento da saúde e auto-estima dos pacientes. O facto é que, além da questão financeira, o receio da dor é um dos factores que impedem a população de consultar um médico dentista. É da responsabilidade de todos os profissionais de saúde oral contrariarem esta tendência e esclarecerem a população.

A medicina dentária tem como objetivo prevenir doenças orais e promover hábitos saudáveis. O que levem a uma saúde oral mais completa e para isso é necessário que os pacientes sejam vigiados periodicamente.

Os tratamentos são cada vez mais adequados a cada paciente para garantir um melhor resultado. Sendo que os profissionais devem procurar e aprender novos tratamentos que estão sempre a surgir. O que traduz um melhor e mais satisfatório resultado para os seus pacientes, o que fideliza e faz com que voltem para as revisões periódicas.

A forma como se trata o paciente, não só na resolução do problema, mas também no atendimento em geral é muito importante. Deve ser transversal a todos os intervenientes da clínica, desde a recepção ao médico dentista. Todos devem garantir que o paciente é tratado com o máximo cuidado e respeito.

As funções do Assistente Dentário

O assistente dentário é o elemento mais versátil e transversal a todas as fases de atendimento. Recebe e prepara o paciente e faz toda a assistência ao médico dentista nas várias especialidades.

As funções do Assistente Dentário passam por acompanhar o paciente e auxiliar o médico dentista nos tratamentos. Para desempenhar esta profissão tem de ter formação adequada, quer de atendimento, quer noções básicas de medicina dentária.

Com a formação adequada os profissionais ficam aptos a gerir a agenda e participar na gestão da clínica. Assim como auxiliar o médico dentista nos tratamentos e desempenhar todos os procedimentos de higienização e esterilização após cada consulta.

Os Assistentes Dentários são profissionais chave para o dia-a-dia de uma clínica dentária. Sendo que a formação é também um elemento chave para o sucesso de cada um.

Sem comentários de momento

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.