A importância do cabelo

cabelo

A importância do cabelo

A importância da profissão de cabeleireiro passa por vários aspectos, a higiene do cabelo, o status e a auto-estima.

Se tivermos um cabelo sempre arranjado e limpo, sentimo-nos bem e com vontade de conviver com outras pessoas. Assim o cabeleireiro tem influencia na nossa forma de encarar a vida e a sociedade.

O nosso cabelo e a forma como o penteamos, pintamos e cortamos diz muito da nossa personalidade. Cabe ao cabeleireiro ter a sensibilidade para nos ouvir e aconselhar sobre qual o aspecto que podemos ter. Porque a forma como um corte ou penteado nos complementa, nem sempre pode ser o mais indicado. O que fica bem a alguém com a cara redonda não é o mesmo a quem tem a cara comprida.

tipos de rostos

A higiene do cabelo é algo essencial, existem muitas opiniões de como e quando se deve lavar o cabelo. A forma mais consensual é a seguinte:

Lavar o cabelo com água morna a fria, porque a água quente deixa os cabelos mais ressequidos e com menos brilho. Não deve lavar todos os dias porque retira a proteção natural do nosso couro cabeludo, ficando mais seco.

Como Lavar o Cabelo

O Shampô deve ser colocado na palma da mão e massagar o couro cabeludo com a ponta dos dedos e não com as unhas, porque as unhas vão espalhar fungos e bactérias que possam existir. Para não danificar os fios de cabelo deve massajar suavemente apenas deslizado os dedos.

Além disso, deve lavar duas vezes com shampo para garantir a remoção de todas as sujidades e impurezas, com o cuidado de enxaguar sempre até retirar todo o produto.

Aplicar condicionador

O condicionador deve ser aplicado apenas no cabelo, sem entrar em contacto com o couro cabeludo. Aqui deve cumprir com as instruções do seu condicionador, normalmente aguardar alguns minutos e depois lavar com água abundantemente.

Secar o cabelo

Antes de secar o cabelo deve aplicar um produto para proteger o cabelo do calor do secador ou alisador. Preferencialmente usar o secador e evitar que este fique muito próximo da raiz, ideal é manter a 15cm de distância. No entanto os alisadores devem ser usados o menos possível e ao usar não deixe muito tempo no cabelo, faça passagens mais rápidas.

Esta é a noção geral de como devemos tratar o nosso cabelo sendo que cada um tem as suas características específicas. Assim é importante ter sempre a opinião de um cabeleireiro profissional que a vai ajudar a escolher os melhores e mais indicados produtos a aplicar.

Sem comentários de momento